← voltar

O que fazemos

» Inventários de Gases de Efeito Estufa

O inventário é o primeiro de muitos passos a caminho da redução de emissões, além de servir como um mapa para a própria empresa fazer a gestão dos recursos e reduzir os impactos no meio ambiente.
Qual a importância de fazer este inventário?

A mudança climática é o maior desafio ambiental de nosso tempo. É necessária uma ação global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, bem como adaptar-se às mudanças que não podem ser evitadas.
O inventário de GEEs é uma espécie de raio-X que se faz em uma empresa, entidade, grupo de empresas, setor econômico ou público, cidade, estado ou país, durante um período de 1 ano para se determinar fontes de gases de efeito estufa nas atividades produtivas, e a quantidade de GEE lançados à atmosfera.
E para que possam promover ações de reduções das emissões de GEEs, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas, as entidades precisam saber primeiro o quanto emitem e qual a origem dessas emissões. Uma vez que iniciam a prática de inventários, passam a estudar possibilidades de mitigação em suas operações. São várias as vantagens que as organizações podem obter a partir dessa iniciativa:

Vantagens

• Oportunidade de mercado – Já existe uma série de empresas exigindo que seus fornecedores façam seu inventário de GEEs. Reduzir e mitigar as emissões de GEEs e desenvolver produtos menos intensivos em carbono representam oportunidades para atender às demandas de consumidores e investidores cada vez mais conscientes. No cenário econômico, a adoção de boas práticas ambientais tem valorizado a colocação das empresas em rankings de sustentabilidade em bolsas de valores e facilita a aprovação de investimentos por instituições financeiras.

• Oportunidade de redução de custos – A redução de custos está relacionada com a melhoria da eficiência em processos gerenciais, redução ou otimização do uso de energia e de matérias primas, bem como adoção de fontes alternativas de energia. Dentro de uma organização nada é isolado, a partir do momento que se consegue obter redução de custos num determinado processo, as iniciativas de mudança se tornam contínuas no dia a dia.

• Identificação de oportunidades para melhoria – Os inventários corporativos podem servir de base para a identificação de oportunidades de melhoria e desempenho da organização a partir de sistemas de comparação das emissões decorrentes da realização de processos e da geração de serviços.

• Para o setor público – Por meio de inventários pode-se promover a ampla conscientização da população. Trata-se de um setor que interage com todos os outros, seja através da regulamentação, execução e exigência de cumprimento de normas, seja como agente de convencimento, de estímulo e apoio às boas práticas de conservação e eficiência energética em todas as instalações, mas principalmente em prédios públicos, iluminação pública, escolas, hospitais, entre outros.

O que é a norma ABNT ISO 14.064:2007?

Esta norma integra a série ISO 14.000 que estabelece as diretrizes para as boas práticas de gestão ambiental e habilita as organizações a quantificar, monitorar, verificar e validar a emissão dos GEEs.
ISO 14.064 é um protocolo independente, para contabilização voluntária de gases de efeito estufa, e é politicamente neutra.

A All Gas possui equipe treinada pela ABNT para a realização dos inventários.

All Gas Monitoramento e Estudos de Emissões Atmosféricas Ltda.
(54)3219.1541
CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL
allgas@allgasbrasil.com.br
© Copyright 2010 → 2015 All Gas Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Isoton