← voltar

Matérias

Filtrar matérias por assunto:

Palestra: Gestão dos Gases de Efeito Estufa - Um novo mercado para a pequena e média empresa

A All Gas vai trazer para participar da Fiema, 2 técnicos da ABNT do Rio de Janeiro para a palestra: ISO 14.064-1:2007 Gestão dos Gases de Efeito Estufa: Um novo mercado para a pequena e média empresa.

Palestrantes:
Isabel Sbragia é bióloga, com Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós- Graduação Executiva em Meio Ambiente - COPPE - UFRJ. Com 11 anos de experiência profissional em taxonomia e oito anos de experiência em consultoria ambiental. Atualmente, trabalha como analista técnica no projeto ABNT/BID; validadora e verificadora líder em GHG pela American National Standards Institute (ANSI).


Luiz Claudio Lemos é Biologo, Mestrando em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC/RJ e pela Technische Universitat Braunschweig – Alemanha, Especialista em Engenharia Ambiental pela UFRJ, Especialista em análise e Avaliação Ambiental pela PUC/RJ, MBA em Gerenciamento de Projeto de QSMS pela FGV/RJ. Atualmente é Analista Técnico da ABNT e Consultor do BID no Projeto ABNT/BID de Gestão de Gases de Efeito Estufa.



A gestão de carbono está se tornando um aspecto cada vez mais importante nas agendas corporativas, sendo que muitas empresas já estão tomado importantes iniciativas para lidar com suas emissões.

A elaboração do inventário de emissões é fundamental para as empresas e outras instituições compreenderem o perfil de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o volume de emissões que suas atividades emitem na atmosfera.

A partir deste monitoramento é possível a implementação de ações consistentes, com o objetivo de promover metas de redução e a neutralização das emissões da organização.

O inventário de emissões é elaborado a partir de normas e metodologias internacionais como a ABNT NBR ISO 14.064:2007, IPCC Guidelines e o GHG Protocol. Seu desenvolvimento requer que sejam seguidas algumas etapas e requisitos, a fim de se ter um documento passível de verificação e comparação com outros inventários.

As estratégias corporativas para a nova economia de Baixo Carbono devem integrar o planejamento, a implementação e a operação das atividades empresariais de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável da empresa.

A elaboração desses inventários e a colocação em prática de medidas para efetivamente reduzir as emissões de GEE tornam-se praticamente obrigatórias quando pensamos na possibilidade de fixação de metas de redução de emissões, ainda que não obrigatórias, segundo as legislações sobre o assunto.

O evento é gratuito.

Contamos com sua presença.
Compartilhe:

All Gas Monitoramento e Estudos de Emissões Atmosféricas Ltda.
(54)3219.1541
CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL
allgas@allgasbrasil.com.br
© Copyright 2010 → 2015 All Gas Ltda. | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Isoton