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A Natura divulgou o crescimento de sua receita líquida no 4º trimestre de 2013, que foi de 15.5% em comparação com o mesmo período de 2012. Durante divulgação dos resultados fina

A Natura divulgou o crescimento de sua receita líquida no 4º trimestre de 2013, que foi de 15.5% em comparação com o mesmo período de 2012.

Durante divulgação dos resultados financeiros de 2013, a empresa líder em venda direta no país também destacou o nível recorde de investimentos realizados para consolidar modelo logístico, capacidade produtiva e projetos de tecnologia.



A Natura divulgou o crescimento de sua receita líquida no 4º trimestre de 2013, que foi de 15.5% em comparação com o mesmo período de 2012. Nos últimos três meses do ano passado, a empresa também registrou EBITDA (sigla em Inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 538,7milhões e lucro líquido de R$ 294,1 milhões.


Ao considerar o ano completo de 2013, a receita líquida consolidada da Natura cresceu 10,5% e alcançou R$ 7 bilhões. O lucro líquido foi de R$ 842 milhões e o EBITDA registrou R$ 1,6 bilhão, um aumento de 6,4% no comparativo a todo o ano de 2012.


A empresa também destacou as ações que contribuíram para a aceleração do crescimento das vendas durante o segundo semestre, como lançamento da linhaSOU, o resultado positivo em datas comemorativas como Natal e a Dia dos Pais, além do crescimento de 6,2% no índice de produtividade das consultoras em relação ao mesmo período de 2012.


As operações internacionais, que já representam 17% do total dos negócios da empresa, mantiveram a trajetória de crescimento dos últimos anos a um ritmosuperior a 30% anuais. A receita líquida das operações em consolidação (Argentina, Chile e Peru) cresceu 35,3% no ano passado em reais, enquanto as operações em implantação (Colômbia e México) evoluíram 37,7% em reais. O destaque é a operação do México, onde o modelo comercial implantado em 2011ganhou força com nível acelerado de crescimento da base de consultoras, quealcançou a marca simbólica de 100 mil consultoras em janeiro de 2014.


O ano de 2013 marcou o alcance da meta de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) para a Natura. A empresa de produtos cosméticos criou um sistema de gestão que contempla toda a cadeia de valor - da extração das matérias-primas e embalagens até o descarte dos produtos após o uso – que possibilitou diminuir em 33% as emissões relativas de gases de efeito estufa comparativamente a 2006. Iniciativas como o crescimento no índice de vegetalização dos produtos, a substituição de álcool convencional pela versão orgânica na perfumaria e lançamentos de produtos que emitem menos de gases de efeito estufa, como os da linha SOU, são algumas ações implementadas que contribuíram para a Natura diminuir o impacto de suas operações no meio-ambiente.


Em continuação aos investimentos realizados, a Natura consolidou o modelo logístico e ampliou a capacidade produtiva em Cajamar (SP) e Benevides (PA), onde vai inaugurar, em março deste ano, o Ecoparque, projeto de simbiose industrial pautado na sustentabilidade para produção de sabonetes e óleos corporais. Em tecnologia da informação, a empresa manteve os investimentos na Rede Natura, plataforma digital de venda direta centrada nas consultoras, que será expandida no Brasil em 2014.


"Após início de ano mais lento no Brasil, esses resultados confirmam o alcance dos objetivos que nos propusemos no final do primeiro semestre de 2013: recuperar gradualmente o crescimento de receita e lucratividade e, ao mesmo tempo, realizar investimentos relevantes para nossa estratégia de médio prazo", diz Roberto Pedote, vice-presidente de Finanças, Jurídico e Relações com Investidores da Natura.

Fonte: http://www.onortao.com.br/
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